segunda-feira, 5 de novembro de 2007

O primeiro dia

Só sei que tinha o poder duma criança
entre as coisas e mim havia vizinhança

e tudo era possível era só querer.


Ruy Belo, in "E tudo era possivel"

Eis que chegou o dia do início do estágio!!! E lá fui eu conduzido pelo mapa que me indicava o caminho para chegar ao parque de estacionamento da EFACEC. Cheguei e dirigi-me ao edifício administrativo, onde já se encontravam 8 (!!) jovens que iriam iniciar um período de formação (haviam concluído o 12º ano recentemente). E assim, de cada vez que alguém lhes ia dar impressos ou questionários para preencher lá tinha eu de explicar que não estava com eles, e que ia para Angola... e ouvindo aqueles comentários desprovidos de conteúdo como "Ah, que giro!" ou "Sim? Muito bem!". Que embaraço...

Fui então recebido pelos responsáveis pelo estágio, que me deram a conhecer a empresa em termos históricos, passando pelo modelo de negócio e pelo plano de globalização, terminando naquilo que esperavam de mim. Fizemos também uma visita guiada pelas secções de produção e tive um contacto directo com a tecnologia que é produzida e com a tecnologia que ajuda a produzir. Encontrei alguns "amigos" já conhecidos - armazens automáticos e LGVs (laser guided vehicles) muito semelhantes a outros que já tivera a oportunidade de programar e automatizar se bem que numa escala bem menor.

Conheci também o meu orientador e o pessoal da informática, e fui-me instalando naquele que iria ser o meu "gabinete emprestado" durante os próximos tempos. Lá fui "ligando o portátil" enquanto recebia instruções sobre software que seria necessário instalar.

Descobri então que para me ligar à rede informática da EFACEC o Windows Vista Home Premium não servia pois não permitia a associação ao domínio... preciso do XP Professional (ao qual a Toshiba não dá suporte, prestando um serviço péssimo aos clientes ) ou do Vista Business/Ultimate. Lá terei eu de fazer backup ao PC e instalar novamente...

Encontrei também o Nuno, que já estava em estágio há vários dias e aproveitamos para tirar uma foto para vos mostrar. As meninas digam lá se não gostam, digam! :))

E foi assim o primeiro dia. Amanhã já começa a formação no "sistema de gestão" usado pelo que vai aumentar a exigência - mas isso é só amanhã....

Sem comentários: