domingo, 21 de outubro de 2007

O Dia do Julgamento

Mestre da Paz, ergue teu gládio ungido,
Excalibur do Fim, em jeito tal
Que sua Luz ao mundo dividido
Revele o Santo Gral!

Fernando Pessoa, in "Mensagem"


Eis que chegou o dia de conhecer o meu destino. Destino, entenda-se, local do estágio, e não aquele destino tão português e tão trágico a que chamamos de fado - se bem que eu prefiro pensar que o destino do Homem é o conhecimento.

Mais uma vez trabalho de equipa: tínhamos 10 provas para superar, sendo que cada prova superada pela equipa nos fornecia letras para formar o nome das empresas acolhedoras. Se não éramos a melhor equipa, éramos sem dúvida a mais divertida e versátil.

As provas foram sendo superadas com relativa facilidade, mas o mais importante é que nos íamos divertindo imenso enquanto formávamos os nomes dos tão ansiados destinos. O meu foi "Efac Ec"! Era claro que o meu destino era a EFACEC, mas aquele espaço entre "Efac" e "Ec" fez-me ter pensamentos nada abonatórios para com a capacidade intelectual dos autores dos jogos, até porque os meus colegas reportaram erros ainda mais graves, tipo várias letras para a mesma posição... e mais não digo.

Confesso que até fiquei contente em ir para a EFACEC - afinal a EFACEC tem sede a +-10km de minha casa...

Depois de um almoço à base de croquetes, bolinhos e rissóis veio a prova final, onde ficamos a saber para que países íamos. Enquanto esperava que o capitão de equipa realizasse a prova e trouxesse a lista dos sonhos sentia a ansiedade a aumentar vertiginosamente...

Finalmente a revelação: vou para a EFACEC em ANGOLA!

(...)

Confesso que senti um grande desapontamento por ir para Angola. Tinha-me preparado para ir para um país em que tivesse de falar inglês, ou que pelo menos não tivesse de falar português (ainda por cima... mau português). Também as informações que havia recolhido durante a semana acerca de Angola não eram muito animadoras: dificuldade em alugar casa, custo de vida elevado, serviços de saúde limitados, e valor do estágio para o currículo muito baixo.

Mas no fundo, estava contente mesmo assim. Estagiar na EFACEC será certamente muito bom, e se ir para Angola não é um privilégio é pelo menos uma oportunidade.

Mais 6 colegas foram seleccionados para ir para Angola. Aparentemente todos tinham sentimentos semelhantes. Estou certo de que no final do estágio iremos sentir que tudo terá valido a pena.

Sem comentários: