segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Consulta do Viajante

Doi esta corda vibrante
A corda que o barco prende
à fria argola do cais
Se uma onda que a levante
vem logo outra que a distende.
Não tem descanso jamais.


António Gedeão, in "Vidro Côncavo"



E numa bela manhã de sol lá me dirigi eu ao Centro de Saúde dos Guindais para ter uma "Consulta do Viajante". O trânsito estava infernal e demorei quase 30m a fazer um percurso de 5km dentro da cidade do Porto - que stress. Como já não tinha paciência para andar à procura de estacionamento deixei o carro no parque dos guindais - o que vale é que lá a tarifa até nem é muito cara: 0,60€ por hora.

Como não sabia onde ficava o Centro de Saúde pergunto a um transeunte que por ali passava, o qual me indicou um edifício a poucos metros. Chego lá e leio "Centro de Saúde da Batalha".... hum.... suspeito.... Entrei e dirigi-me à recepção onde me informaram que não era lá e sim numa espécie de beco mesmo ao lado... E sim, no beco ao lado depois de passar por um grupo de arrumadores (provavelmente alguns dos que voltaram às ruas depois do fim do programa Porto Feliz) lá encontrei o Centro de Saúde dos Guindais.


Dirigi-me à recepção e pedi uma consulta do viajante. A funcionária perguntou se poderia ser noutro dia, mas eu lá lhe expliquei que era urgente pois em menos de 1 mês poderia viajar para Angola. Ela foi muito atenciosa e inscreveu-me numa das vagas-extra da manhã que estavam reservadas para os casos mais urgentes (como o meu, entenda-se).

Depois de esperar algum tempo (cerca de uma hora, mas isso passa rapidamente quando se está a ouvir música) chegou à minha vez. Entrei uma sala "simpática" onde me aguardava uma médica sorridente acompanhada por duas jovens - também sorridentes - que ela me explicou serem estagiárias e estarem somente a assistir. Lá expliquei eu para onde ia e o que precisava e ela instruiu-me para as precauções que deveria ter em Angola, os medicamentos que deveria levar comigo, e ainda quais as vacinas que deveria tomar. Quanto a essas foi uma lista nada simpática: Febre Tifóide, Febre Amarela, Poliomielite, Meningite e Hepatite A. Só não receitou Hepatite B porque eu já a tinha... mas também é certo que algumas daquelas vacinas eram reforços. Também receitou uma vacina oral para a Cólera (a.k.a. diarreia do viajante).

Só a vacina da Hepatite A não poderia ser tomada ali pois não era comparticipada pelo SNS, mas tomei todas as outras - duas em cada braço (escusado será dizer que ao fim do dia os meus braços já pareciam os do Hércules). Mas até tomar as vacinas ainda esperei cerca de 1h30m... eu e mais alguns utentes da clínica... é que a vacina para a Meningite tinha esgotado "alguns utentes atrás" e estavam à espera que chegasse uma nova remessa do armazém.

Quando finalmente regressei ao carro, ironia das ironias, verifiquei que iria pagar mais pelo parque que pela consulta: 2,25€ pela consulta e taxas moderadoras (das vacinas), e 2.35€ do parque (quase 4h de estacionamento).

Fui almoçar ao Parque Nascente onde aproveitei para ler o mail (eles lá têm Internet à borlix pela TVTEL - perdoem a publicidade). Depois fui à DGV para tirar a Licença Internacional de Condução, onde me informaram que não era lá e sim no ACP... E lá fui eu ao ACP que era mesmo ao lado das instalações da Egor onde fizera as provas de admissão ao programa Contacto.

O edifício do ACP para além de estar em obras e ter poucas condições também tinha poucos funcionários em serviço.... Tinha 1 funcionário a atender uma fila de para aí 20 pessoas. A explicação dada foi que naquele dia estavam a receber formação... O tempo foi passando e finalmente fui atendido (entretanto muitas das pessoas haviam desistido e ido embora), pelo meio ainda tive tempo de ir lanchar a uma pastelaria próxima. Disseram-me que daí a 2 dias receberia em casa o documento.

E foi assim o meu dia. Na quarta-feira começa o meu estágio na EFACEC e já tenho quase tudo pronto. Agora é só desfrutar.

Sem comentários: